Upstream
Fluxo de dados nas conexões de alta velocidade, referindo-se à direção na qual os dados podem ser transferidos do cliente para o servidor (upload). Os uploads são usados para aplicativos de servidor da Web, onde velocidades upstream são importantes para os usuários de software ponto a ponto.
URL
Sigla para Universal Resource Locator, localizador universal de recursos. Padrão de endereçamento da Web, que permite a cada arquivo na Internet tenha um endereço próprio; que consiste de seu nome, diretório, máquina onde está armazenado e protocolo pelo qual deve ser transmitido. Cada página da rede, têm sua própria URL, chamado de "localizador uniforme de recursos."
Visual Basic
Linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft. Por ser uma linguagem visual, o VB é extremamente fácil de usar; janelas, botões e muitas funções já vêm prontas, bastando ao programador usá-las em seus programas. Programas criados através do Visual Basic rodam apenas em sistemas operacionais windows. A versão do pacote Visual Studio .NET, é voltada para aplicações .Net.
Voz sobre IP
VoIP ou Voice Over IP. Basicamente um sistema Voz sobre IP utiliza a Internet para realizar as chamadas de voz ao invés do sistema telefônico comutado. Com isso, as chamadas telefônicas sobretudo os interurbanos e chamadas internacionais tornaram-se muito mais baratas.
WAN (Rede de longa distância)
Wide Area Network, rede que interliga computadores separados por distâncias maiores do que um quilômetro. Exemplo a Internet, abrange uma área geográfica global, interligando países e continentes.
Web (World Wide Web ou WWW)
Área da Internet que contém documentos em formato de hipermídia, uma combinação de hipertexto com multimídia. Os documentos hipermídia da WWW são chamados de página de Web e podem conter textos, imagens e arquivos de áudio e vídeo, além de ligações com outros documentos na rede.
Webalizer
Programa livre que analisa os arquivos de log do servidor Web e produz relatórios sobre o uso do site. O Webalizer produz tabelas e gráficos sobre as visitas ao site, com visualização mensal, diária e até horária. Mostra por exemplo, em quais horas do dia o site é mais procurado e quais páginas são as mais visitadas, gerando as informações e as produzindo em relatórios HTML.
Winsocks
São um conjunto de especificações e padrões para que aplicações TCP/IP possam utilizar o Windows como sistema operacional. Utilizado no Windows 3.11 Workgroups.
Whois
É um banco de dados de informações sobre domínios, redes, hosts e pessoas, fornecendo um serviço de lista de usuários da Internet, variando de acordo com as políticas internas de sua rede.
Yast
Utilitário de gerenciamento do SUSE Linux. Permite administrar as configurações do hardware e do sistema operacional, além de instalar programas, e distribuições comerciais derivadas da Novell.
XML
Extensible Markup Language, especificação criada pela W3C desenvolvida para documentos Web, podendo criar tags personalizadas com funcionalidades não disponíveis no HTML.
Vocabulário A | B | C
Vocabulário D | E | F
Vocabulário N | O | P
Vocabulário Q | R | S
Patrocinadores | Parceiros
O suporte fornecido por corporações permite-nos o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e recursos
para Eduardo.Inf.Br. Através dessas parcerias é possível que empreendedores e proprietários
de pequenas empresas, recebam uma ampla variedade de conteúdos e ferramentas por meio de sistemas e suporte.
Agradecemos a importância ao fornecimento de serviços, e a criação dos conteúdos e aprendizagens, oferecendo aos
profissionais de Informática e alunos de Tecnologia da Informação grandes oportunidades.