Acesso Dedicado
Forma de acesso à Internet na qual o computador fica conectado permanentemente com a rede. Normalmente, o acesso dedicado é utilizado por empresas que vendem acesso e serviços aos usuários finais. Empresas de grande porte também estão conectando suas redes internas de forma dedicada à Internet. Além disso, todos os servidores encontrados na rede, como Web sites e servidores de FTP, mantêm uma ligação permanente para que os usários possam acessá-los a qualquer momento. Nesse tipo de ligação, o computador recebe um endereço único pelo qual pode ser localizado.
Active-X
Arquitetura de componentes desenvolvida pela Microsoft que amplia a interatividade das páginas Web, de forma semelhante ao que ocorre com applets Java. O ActiveX é uma tecnologia ainda comumente utilizada para o desenvolvimento de páginas dinâmicas. Tem presença na programação do lado do servidor e do lado do cliente, embora existam diferenças no uso em cada um desses casos.
Arquivo de log
Os servidores Web mantêm arquivos com o registro (log) de todas as solicitações que recebem. Esse documento permite analisar ítens como a procedência do usuário, a freqüência com que retorna ao site e seus hábitos de navegação dentro do site.
Ambiente Gráfico
Ambiente de trabalho que inclui janelas e menu acionados por meio do mouse. Os dois principais ambientes gráficos para Linux - KDE e Gnome - possuem também utilitários e aplicativos como centro de controle e configuração, browser, correio eletrônico, editor de textos, etc.
Apache
Servidor Web desenvolvido pela Apache Software Foundation. Fornece páginas HTML e processa programas CGI. Suas funcionalidades são mantidas através de uma estrutura de módulos, permitindo inclusive que o usuário escreva seus próprios módulos utilizando a API do software.
ASP
Active Server Pages: são páginas criadas dinamicamente pelo servidor Web, orientado por um programa em VBScript ou JavaScripit. Quando um browser solicita uma página do tipo ASP, o servidor constrói uma página HTML e a envia ao browser. A diferença entre uma página ASP e um documento HTML clássico é que o segundo correspondente a um documento estático, que já encontra no servidor no formato em que será exibido no navegador. A página ASP, ao contrário, não existe no servidor: é montada a partir de uma solicitação específica. Pode ser, por exemplo, um documento HTML criado como resultado de uma pesquisa num banco de dados.
Banda Larga (broadband)
Comunicação de dados em alta velocidade. Há diversas tecnologias de comunicação em banda larga, como ISDN, ADSL e cable modem. As duas primeiras usam linhas telefônicas para a transmissão, enquanto a tecnologia de cable modem faz uso dos dados de TV por assinatura.
Backbone
Em português, espinha dorsal. O backbone é o trecho de maior capacidade da rede e tem o objetivo de conectar várias redes locais. No Brasil, foi a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) que criou o primeiro backbone da Internet, a princípio para atender entidades acadêmicas que queriam se conectar à rede. Em 1995, a Embratel começou a montar um backbone paralelo ao da RNP para oferecer serviços de conexão a empresas privadas. Os fornecedores de acesso costumam estar ligados direta e permanentemente ao backbone. Linhas de comunicação de base, operando em altas velocidades. Do backbone partem ramos de velocidades inferiores para as redes locais, que distribuem entre os terminais da rede. É a espinha dorsal da InterNet.
Bit
Contração de Binary digiT. Significa um dígito de um número binário (0 ou 1). Um byte é um conjunto de oito bits. Caracteres quaisquer manipulados por um computador são constituídos de bytes. O bit (simplificação para dígito binário, em inglês, binary digit) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida, usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores: 0 ou 1, corte ou passagem de energia, respectivamente.
Vocabulário A | B | C
Vocabulário D | E | F
Vocabulário N | O | P
Vocabulário Q | R | S
Patrocinadores | Parceiros
O suporte fornecido por corporações permite-nos o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e recursos
para Eduardo.Inf.Br. Através dessas parcerias é possível que empreendedores e proprietários
de pequenas empresas, recebam uma ampla variedade de conteúdos e ferramentas por meio de sistemas e suporte.
Agradecemos a importância ao fornecimento de serviços, e a criação dos conteúdos e aprendizagens, oferecendo aos
profissionais de Informática e alunos de Tecnologia da Informação grandes oportunidades.