Query
É uma linguagem de computador usada para realizar consultas em bancos de dados e sistemas de informação, definida não por uma sintaxe formal precisa, mas através da interpretação dos resultados.
Queue
Uma "fila" de dados ou arquivos, que são processados seqüencialmente, ou seja ramo da probabilidade que estuda a formação de filas, através de análises matemáticas precisas e das suas propriedades.
Rede
Conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços, guiados atarvés de (protocolos de redes) para compartilhar entre si informação, serviços, recursos físicos e lógicos.
Rede Ponto a Ponto
Arquitetura de rede onde não existe um servidor central. Todos os computadores estão no mesmo nível hierárquico podendo compartilhar recursos (impressoras, arquivos, etc) quanto acessar recursos compartilhados por outros computadores da rede. Exemplo uma pequena rede ligada através de cabos de par trançado e switch, onde todos os PCs rodam sistemas que não têm a função de servidor.
Rotear
Roteamento é a procura de um determinado equipamento na Internet com a função do envio de dados ao mesmo. O roteamento na Internet é feito através do protocolo IP responsável pela entrega de informações geradas pelas aplicações aos seus destinos de forma correta e eficiente. A execução desta tarefa é feita através de tabelas de roteamento existentes em todos equipamentos conectados a Internet, onde constam as rotas a serem seguidas pelas informações em função de seu destino.
RPM
Formato de pacotes criado pela Red Hat e usado em várias distribuições do Linux, sendo um sistema de gerenciamento de pacotes de software, assim como o formato de arquivo usado por sistemas Unix.
raiz
Diretório que fica no topo da árvore dos sistemas Linux. É representado por uma barra (/). Todos os outros diretórios do sistema estão dentro do raiz, utilizados nos sistema de arquivos do Unix.
root
É o Administrador do sistema. Acessa todos os recursos e pode gerenciar as atividades dos demais usuários. Em sistemas baseados no Unix, é obrigatória a existência de um usuário root.
Samba
Software livre que integra a maioria das distribuições Linux, dando a máquina Linux a possibilidade de funcionar como servidor de arquivos e de impressão, além de prover a conexão com computadores Windows, permitindo o gerenciamento e compartilhamento de arquivos em uma rede Microsoft.
SWAP
No Linux, é uma partição do disco rígido utilizada como área de memória virtual, ou seja uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário.
Suse Linux
Distribuição do Unix criada nos anos 90 pela empresa alemã SUSE, que já pertenceu a Novell. É uma das mais usadas em grandes Datacenters que utilizam ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) em seus servidores. O SUSE Linux está disponível em duas edições diferentes. O openSUSE é a edição gratuita, com suporte da comunidade, que também é responsável pelo repositório de software do openSUSE. Já o SUSE Linux Enterprise (comercializada pela SUSE para servidores) é a edição comercial desta distribuição Linux, com suporte empresarial e licenças pagas.
Vocabulário A | B | C
Vocabulário D | E | F
Vocabulário N | O | P
Vocabulário Q | R | S
Patrocinadores | Parceiros
O suporte fornecido por corporações permite-nos o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e recursos
para Eduardo.Inf.Br. Através dessas parcerias é possível que empreendedores e proprietários
de pequenas empresas, recebam uma ampla variedade de conteúdos e ferramentas por meio de sistemas e suporte.
Agradecemos a importância ao fornecimento de serviços, e a criação dos conteúdos e aprendizagens, oferecendo aos
profissionais de Informática e alunos de Tecnologia da Informação grandes oportunidades.