Byte
Grupo de oito dígitos binários (bits) armazenados e operados como uma unidade. Um byte , é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um determinado dispositivo, independentemente do tipo de dados do dispositivo.
Cable modem
Modem que permite a um computador conectar-se aos cabos de TV por assinatura para acesso rápido à Internet. Como na tecnologia ADSL, a velocidade de transmissão é variável. O cable modem ou modem a cabo utilizam as redes de transmissão de TV por cabo convencional para transmitir dados.
Cliente
Software ou dispositivo que depende de outro recurso localizado num servidor. Um cliente FTP, por exemplo, é um programa na máquina do usuário, que envia e recebe arquivos usando um servidor FTP.
Código aberto
Esse termo designa programas que são fornecidos com o código-fonte, o qual pode ser livremente alterado e redistribuído. Também se diz open-source.
Código-fonte
Programa em seu formato original, como foi escrito pelo programador. Para ser executado, o programa-fonte precisa ser traduzido para uma linguagem que o computador entenda. Operação é conhecida como compilação. As linguagens compiladas, após ser compilado o código-fonte, transformam-se em software, ou seja, programas executáveis.
Console
Janela onde o usuário digita comandos em forma de texto. Esses comandos são interpretados e repassados ao sistema operacional. O console é também chamado de shell ou terminal.
Criptografia
Termo que designa qualquer técnica para embaralhar dados de tal forma que os mesmos só poderão ser compreendidos por quem possuir uma chave de decodificação apropriada. Na Internet, técnicas criptográficas são usadas para proteger a privacidade de e-mails, de números de cartões de créditos em compras on-line, senhas de banco. Processo que transforma arquivos normais em arquivos codificados de acordo com uma chave secreta, com a finalidade de mantê-lo em segurança. Muito usado na Internet para assegurar que os seus dados não sejam lidos por ninguém que você não deseja.
DHCP
Dynamic Host Configuration Protocol. Protocolo de configuração automática de endereços IP. Através deste protocolo, uma estação, ao entrar na rede, busca o seu endereço IP num servidor de DHCP, que pode ser qualquer servidor configurado para tal. Este servidor responde com o endereço IP, o endereço de gateway e a submáscara de rede. Este é um instrumento facilitador de administração dos endereços, principalmente num ambiente com redes virtuais.
DNS
O Domain Name System (DNS) converte nomes Internet em seus números correspondentes e vice-versa. Originalmente, os computadores da Internet eram identificados apenas por números, como 255.255.277.1. Com o DNS, foi possível dar nomes aos computadores, como www.uol.com.br. Sigla para Domain Name Server, servidor de nomes de domínios, o qual um computador/software que converte os endereços com letras em endereços IP, os quais mostram os caminhos para os dados pela rede.
Domínio (Domain)
Todo site tem o seu nome de domínio. Por exemplo, o site uol.com.br é o domínio do uol. Nome individual na Internet, que designa um site ou um conjunto de sites na rede. Domínios são hierarquizados, de forma que podem conter subdomínios sucessivos. É uma parte da hierarquia de nomes de computadores da Internet. Pelos domínios, é possível que possuem computadores na rede.
Vocabulário A | B | C
Vocabulário D | E | F
Vocabulário N | O | P
Vocabulário Q | R | S
Patrocinadores | Parceiros
O suporte fornecido por corporações permite-nos o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e recursos
para Eduardo.Inf.Br. Através dessas parcerias é possível que empreendedores e proprietários
de pequenas empresas, recebam uma ampla variedade de conteúdos e ferramentas por meio de sistemas e suporte.
Agradecemos a importância ao fornecimento de serviços, e a criação dos conteúdos e aprendizagens, oferecendo aos
profissionais de Informática e alunos de Tecnologia da Informação grandes oportunidades.