Banco de Dados
Conjuntos de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. Coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dá mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações.
Sistemas Gerenciadores de Bancos de dados são usados em muitas aplicações atravessando virtualmente a gama inteira de software de computador, é o método preferido de armazenamento/recuperação de dados/informações para aplicações multiusuárias grandes onde a coordenação entre muitos usuários é necessária. Como por exemplos Sistemas de Controle de Estoques e Vendas, Portais de Conteúdo, etc..
Bem diferente dos modelos hierárquico e de rede, de acordo com o Princípio da Informação: toda a informação deve ser representada como dados; qualquer tipo de atributo representa relações entre conjuntos de dados. As bases de dados relacionais permitem aos utilizadores (incluindo programadores) escreverem consultas (queries), reorganizando e utilizando os dados de forma flexível e não necessariamente antecipada pelos projetistas originais.
Como resultado, bases de dados relacionais podem ser utilizadas por várias aplicações em
formas que os projetistas originais não previram, o que é especialmente importante em bases de dados que podem
ser utilizadas durante décadas ou longos períodos. Isto tem tornado as bases de dados relacionais muito populares
no meio empresarial. Os bancos de dados hoje implementam o modelo definido como objeto-relacional. Os primeiros
sistemas comerciais baseados no MR foram disponibilizados em 1980 e desde então ele vem sendo implementado em
muitos sistemas, tais como Access, Oracle, MySql, entre outros.
O modelo relacional é uma teoria matemática desenvolvida por Edgar Frank Codd para descrever como as
bases de dados devem funcionar, poucos sistemas de gestão de bases de dados seguem o modelo de forma restrita.