Computação em Nuvem

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores Hospedados em Datacenter e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

Empresas como Amazon, Oracle, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram uma "nova fronteira da era digital". Aos poucos, essa tecnologia vai deixando de ser utilizada apenas em laboratórios para ingressar nas empresas e, em breve, em computadores domésticos.

Imagem Responsiva

Diretriz Plataforma Cloud


Característica de computação em nuvem:
  • Provisionamento dinâmico e autoatendimento de recursos sob demanda, com mínimo de esforço;
  • Escalabilidade e elasticidade rápida;
  • Uso de "utility computing", onde a cobrança é baseada no uso do recurso ao invés de uma taxa fixa;
  • Visão única do sistema;
  • Distribuição geográfica e a disponibilidade dos recursos de forma transparente ao usuário.

Modelo de Implantação
A adoção de sistemas cloud computing dependem das características tecnológicas e seu modo de utilização. Para auxiliar na decisão do utilizador final na escolha do modelo cloud, o utilizador deverá identificar a adequação da infraestrutura tecnológica, deverá mensurar os custos e o retorno desse investimento, bem como identificar as medidas de controle de integridade de informação, a usabilidade da informação e dos sistemas. Neste contexto, importa ainda identificar as medidas de confiabilidade e segurança e integridade dos sistemas da informação e dos dados. Para o modelo de implantação, dependemos das necessidades das aplicações que serão implementadas. Restrição ou abertura de acesso depende do processo de negócios, tipo de informação e nível de visão desejado.