• Brasil, Canoas-RS.

Distros SuSe

SUSE Linux é um sistema operativo do computador. Ele é construído sobre o kernel Linux gratuito e de código aberto e é distribuído com o sistema e o software aplicativo de outros projetos de código aberto. O SUSE Linux é de origem alemã, e foi desenvolvido principalmente na Europa. A primeira versão apareceu no início de 1994, tornando o SUSE uma das mais antigas distribuições comerciais existentes. É conhecido por sua ferramenta de configuração do YaST.

A Novell, uma das fundadoras da Open Invention Network, decidiu que a comunidade executava um papel importante em parte do processo de desenvolvimento e abriu a distribuição para contribuidores externos em 2005, criando assim a distribuição openSUSE e o Projeto openSUSE. A Novell contratou cerca de 500 desenvolvedores para trabalhar no SUSE em 2004. Em 27 de Abril de 2011, a Novell (e o SUSE) foram adquiridas pela Attachmate.

O grupo Attachmate foi comprado pela Micro Focus Internacional em 2014. Em julho de 2018, a Micro Focus International , controladora da SUSE desde 2014, anunciou seu plano de vender a unidade de negócios a uma subsidiária da EQT Partners no primeiro trimestre do ano civil de 2019. Esta aquisição foi concluída em 15 de março 2019, tornando o SUSE um negócio independente. Sob nova propriedade, seu nome legal é SUSE Software Solutions Germany GmbH, uma empresa dissolvida em 28 de agosto de 2019. Em 22 de julho de 2019, Melissa Di Donato, ex- SAP COO, foi nomeada CEO da SUSE.



sobre

O nome "S.u.S.E" foi originalmente um acrônimo em língua alemã para "Software und System-Entwicklung", significando "Software e Desenvolvimento de Sistemas", assim o nome completo nunca foi utilizado e a companhia sempre foi conhecida como "S.u.S.E", abreviado para SuSE e em Outubro de 1998 alterado para "SUSE". A empresa começou provedor de serviços, onde entre outras coisas regularmente lançava pacotes de software para o Softlanding Linux System (hoje descontinuado) e Slackware, imprimia manuais UNIX/Linux e oferecia assistência técnica.


docs SUSE

openSUSE

https://www.opensuse.org/
Software livre de código aberto

O openSUSE é completamente e livremente disponível para download direto ou bittorrent, e também vendido como DVD-Box para o público em geral. Para download, é possível escolher entre baixar o DVD de 4.7 GB, que possui uma grande coleção de software, ou usar a edição mínima, que ao invés de usar os pacotes no DVD, se conecta a rede para baixar o software que o usuário escolher.
O openSUSE conta na sua pagina inicial com o SUSE Studio, que permite a fácil criação de sistemas baseados no openSUSE. A ferramenta permite criar Live CDs ou máquinas virtuais com base nas últimas versões do openSUSE e no SUSE Linux Enterprise, com pacotes personalizados. Também é possível, atualmente, criar um arquivo para uso com a infraestrutura de nuvem da Amazon (Amazon EC2).


O zypper é o gerenciador de pacotes por linha de comando do OpenSUSE, funcionando como o apt-get do Debian ou seja providenciando funções como acesso a repositórios, resolução de dependências entre pacotes, instalação de pacotes, etc. Instalando pacote com o zypper ( # zypper install mplayer ). Abaixo veja as versões atualmente suportadas do openSUSE:
openSUSE Leap 15.1 - Oferece aos usuários profissionais, empreendedores e ISV (Indepent Software Vendors) suporte atualizado para hardware moderno com funcionalidade melhorada do YaST e um instalador melhorado. O Leap 15.1 está repleto de várias tecnologias de conteinerização, como Singularity, que trazem contêineres e reprodutibilidade à computação científica.
openSUSE Tumbleweed - com suporte "infinito", desde que o utilizador mantenha o sistema atualizado. A forma de atualizar difere um pouco do Leap. Deve-se sempre atualizar via terminal como root com o comando "zypper dup". Ele não possui versões, ou seja, os novos programas serão disponibilizados para atualização assim que forem testados pela equipe do openSUSE.


SUSE Novell

download curso Server
INFO flash! Linux no servidor
download curso Workstation
INFO flash! Linux no desktop

A Novell comprou as marcas registradas do SUSE (então "SuSE") em 4 de vovembro de 2003, com aquisição finalizada em janeiro de 2004. Em uma tentativa de atingir seu público-alvo de maneira mais eficaz, o SuSE introduziu o SUSE Linux Enterprise Server em 2001 e, alguns meses antes da compra da Novell, mudou o nome da empresa para "SUSE Linux". "SUSE" agora é um nome, não um acrônimo.
Na conferência anual BrainShare da Novell em 2004, pela primeira vez, todos os computadores foram executados com o SUSE Linux e foi anunciado que o programa de administração proprietário do SUSE YaST2 seria lançado sob a licença GPL. A Novell, um dos membros fundadores da Open Invention Network, decidiu tornar a comunidade uma parte importante de seu processo de desenvolvimento.


Abriu amplamente o desenvolvimento da distribuição para colaboradores externos em 2005, criando a distribuição openSUSE e o projeto openSUSE. A idéia era que a empresa desenvolvesse software e funcionasse como um grupo consultivo do UNIX, mas o grupo resolveu distribuir o Linux, oferecendo suporte.
SUSE Linux 9.2 - lançado em 25 de outubro de 2004. Primeira versão a ter a imagem completa do DVD ISO publicada no servidor FTP gratuitamente. Foi incluído o primeiro uso do Delta RPMs, branding da Novell, usando o "Thin Keramik" theme por padrão e atualizações nas pilhas do GNOME e do KDE. O SUSE Linux 9.2 foi sucedido pelo SUSE Linux 9.3 em 15 de abril de 2005.
SUSE Linux 9.3 - lançado em 15 de abril de 2005. É o último lançamento a ser dividido nas edições Personal e Professional, já que a edição pessoal foi cancelada e o SUSE Linux Professional foi renomeado para SUSE Linux. A edição ISO do "SUSE Linux 9.3" é essencialmente o SUSE Linux Professional. A versão incluiu um novo tema do KDE, detecção do YaST de outros sistemas Linux.



Patrocinadores | Parceiros

O suporte fornecido por corporações permite-nos o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e recursos para Eduardo.Inf.Br. Através dessas parcerias é possível que empreendedores e proprietários de pequenas empresas, recebam uma ampla variedade de conteúdos e ferramentas por meio de sistemas e suporte.
Agradecemos a importância ao fornecimento de serviços, e a criação dos conteúdos e aprendizagens, oferecendo aos profissionais de Informática e alunos de Tecnologia da Informação grandes oportunidades.