INFORMATIZAR
LAB Profissional TI
Logo

Obter uma visão culturalmente diversificada para o futuro em busca de novos conhecimentos com ideias, objetivos e sonhos.
Impulsionando o desenvolvimento dos sistemas conectados e inteligentes; valorizar independência, objetividade e inovação.

Windows Terminal Lab

Sistema Microsoft MS-DOS Prompt.


A virtualização aumentando agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento da TI.

Alguns dos benefícios da virtualização; realiza-se como maior mobilidade das cargas de trabalho, aumento do desempenho e da disponibilidade dos recursos e automação das operações simplificando o gerenciamento de TI, permitindo também reduzir os custos de propriedade e operacionais.

Julho 23, 2021
Prompt MS-DOS
27 Julho de 2021
Introdução MS-DOS

Microsoft licenciou ou lançou versões do MS-DOS sob diferentes nomes, como Lifeboat Associates "Software Bus 86", e conhecido como SB-DOS, COMPAQ-DOS, NCR-DOS ou Z-DOS. Exceto a IBM, abreviada IBM PC DOS.

Microsoft lançou as versões 6.23 a 6.25 para bancos e as organizações militares Estadunidenses. Estas versões já com suporte a partições FAT32, logo o MS-DOS passou a existir apenas como uma parte dos sistemas Windows 9x (95, 98 e Me). A versão original do Microsoft Windows 95 incorporou o MS-DOS versão 7.0.

27 Julho de 2021
Acessando MS-DOS

Para acessar o DOS existe, basicamente, 2 formas. Se você estiver utilizando um sistema operacional mais antigo da Microsoft, como o Windows 95 ou o Windows 98, basta clicar em Iniciar / Desligar e escolher a opção Reiniciar o computador em modo MS-DOS (ou equivalente).

Caso você preferir ir direto para o DOS sem passar pelo Windows, pressione o botão F8 repetidas vezes assim que ligar a máquina até uma lista aparecer. Selecionando-se a opção (Somente Prompt de Comando), podendo executar comandos e funções administrativas avançadas.

27 Julho de 2021
Caracteres MS-DOS

MS-DOS aceita até 8 caracteres para no nome do arquivo e permite também a utilização de uma extensão com até 3 caracteres, servindo para identificar o tipo de arquivo. Para formar o arquivo coloca-se um ponto (.) entre eles.

Já para os caracteres especiais denominados de curingas, representam caracteres desconhecidos em um valor de texto e são práticos para encontrar vários itens com dados parecidos, mas não idênticos. Os curingas também ajudam a obter dados com base em uma correspondência através de padrões especificada, para um determinado nome.