• Brasil, Canoas-RS.

..continuação Endereços Multicast

O SSM também pode ser implementado utilizando o protocolo MLDv2 ( Multicast Listener Discovery version 2 ). Para um endereço SSM, as flags P e T são marcadas com o valor 1. Os campos tamanho do prefixo e o prefixo da rede são marcados com zeros, chegando ao prefixo FF3X::/32, onde X é o valor do escopo. Campo Endereço de Origem do cabeçalho IPv6 identifica o dono do endereço multicast. Endereços SSM têm formato FF3X::/96.

Também é importante destacar algumas características relacionadas ao endereço apresentadas pela nova arquitetura do protocolo IPv6. Assim como no IPv4, os endereços IPv6 são atribuídos às interfaces físicas, e não aos nós, de modo que cada interface precisa de pelo menos um endereço unicast. No entanto, é possível atribuir a uma única interface múltiplos endereços IPv6, independentemente do tipo ( unicast, multicast ou anycast ) ou sub-tipo ( loopback, link local, 6to4, etc. ).

Deste modo um nó pode ser identificado através de qualquer endereço das suas interfaces, e com isso, torna-se necessário escolher entre seus múltiplos endereços qual utilizará como endereço de origem e destino ao estabelecer uma conexão.

Para resolver esta questão foram definidos dois algoritmos, um para selecionar o endereço de origem e outro para de destino. São algoritmos que ao ser implementados por todos os nós IPv6, especifica o comportamento padrão desses nós, e que acaba não substituindo as escolhas feitas por aplicativos ou protocolos da camada superior.


Entre as regras mais importantes destacam-se:

  • Pares de endereços do mesmo escopo ou tipo têm preferência;
  • O menor escopo para endereço de destino tem preferência (utiliza-se o menor escopo possível);
  • Endereços tempo de vida não expirou tem preferência aos endereços de tempo de vida expirado;
  • Endereços de técnicas de transição (ISATAP, 6to4, etc.) não podem ser utilizados se um endereço IPv6 nativo estiver disponível;
  • Todos critérios similares, pares de endereços com o maior prefixo comum terão preferência;
  • Para endereços de origem, endereços globais terão preferência sobre endereços temporários;
  • Em um Nó Móvel, o Endereço de Origem tem preferência sobre um Endereço Remoto.

Observação:
Estas regras devem ser utilizadas quando não houver nenhuma outra especificação. As especificações também permitem a configuração de políticas que possam substituir esses padrões de preferências com combinações entre endereços de origem e destino.


Políticas de alocação e designação

Através da hierarquia das políticas de atribuição, alocação e designação de endereços, cada RIR recebe da IANA um bloco /12 IPv6.

O LACNIC trabalha com o bloco 2800::/12, alocado em 03/10/2006. O NIC.br, por sua vez, usa o bloco 2804::/16 (que é parte desse bloco do LACNIC).

Antes da alocação dos /12 para os RIRs houve também algumas alocações menores. O LACNIC, por exemplo recebeu em 01/11/2002 o bloco 2001:1200::/23, e depois o bloco 2800:0000::/23, em 17/11/2005 (este último incorporado posterormente ao 2800::/12). O NIC.br trabalha também com blocos menores, provenientes dessas alocações antigas, o 2001:1280::/25 e o 2801:0080::/26.

Ou seja: - blocos do LACNIC: 2800::/12 e 2001:1200::/23. - blocos do NIC.br: 2804::/16, 2801:0080::/26 e 2001:1280::/25 (os blocos do NIC.br são subconjuntos dos blocos do LACNIC).

A alocação mínima para ISPs é um bloco /32, no entanto, alocações maiores podem ser feitas mediante apresentação de justificativa de utilização. Aspecto importante que merece destaque é que diferente do IPv4, com IPv6 a utilização é medida em relação ao número de designações de blocos de endereços para usuários finais, e não em relação ao número de endereços designados aos usuários finais.


Recomendação do NIC.br

/64 a /56 para usuários domésticos: para usuários móveis pode-se utilizar /64, pois normalmente apenas uma rede é suficiente. Para usuários residênciais recomenda-se redes maiores. Se o provedor optar por, num primeiro momento, oferecer apenas /64 para usuários residenciais, ainda assim recomenda-se que no plano de numeração se reserve um /56.
/48 para usuários corporativos. empresas muito grandes podem receber mais de um bloco /48.

Patrocinadores | Parceiros

O suporte fornecido por corporações permite-nos o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e recursos para Eduardo.Inf.Br. Através dessas parcerias é possível que empreendedores e proprietários de pequenas empresas, recebam uma ampla variedade de conteúdos e ferramentas por meio de sistemas e suporte.
Agradecemos a importância ao fornecimento de serviços, e a criação dos conteúdos e aprendizagens, oferecendo aos profissionais de Informática e alunos de Tecnologia da Informação grandes oportunidades.