• Brasil, Canoas-RS.

..continuação Redes Internas

A conexão física à Internet é feita por roteadores e circuitos de comunicação de dados (LPs ou links privativos). Como os endereços internos da rede local são diferentes dos de acesso à Internet, esses roteadores e servidores que tratam o acesso da rede local à Internet funcionam como gateways, traduzindo os endereços válidos da Internet para a comunicação com os endereços internos da rede da empresa. O sistema que faz essa conversão de endereços externos em internos de rede local chama-se NAT (Network Address Translator).



Empresa com endereço de classe C 210.30.40.0 registrado na Internet para acesso a ela. O roteador, que faz o papel de gateway para a comunicação externa ou um servidor traduz e associa um endereço 210.30.40.x aos endereços internos da rede 10 da empresa para que os hosts dessa rede possam acessar a Internet.

Nesta figura (topologia) acima vemos o roteador com uma porta que acessa a Internet por meio de um endereço válido e registrado e faz o papel de gateway para interligar a rede local interna com o endereço 10.

Resumo de endereços de rede válidos na Internet:
Classe A: 1.0.0.0/8 a 126.0.0.0/8 (em que /8 confirma os primeiros 8 bits para rede).
Classe B: de 128.0.0.0/16 a 191.255.0.0/16 (/16 = primeiros bits para rede).
Classe C: de 192.0.0.0/24 a 223.255.255.0/24 (/24 = primeiros bits para rede).
Classe D: vai de 224.0.0.0 a 239.255.255.255.

O endereço 127 na classe A é reservado como loopback de teste do dispositivo em que nos encontramos. Por exemplo, digitando o comando ping no prompt do Windows, testamos o funcionamento do dispositivo no qual nos encontramos. O 127.0.0.1 é o endereço da interface de loopback do equipamento. São enviados quatro pacotes que devem retornar sem nenhuma perda.

NOTA: endereços Internet Protocol são atribuídos a um host, no momento da inicialização, ou pela configuração fixa do hardware ou software. Configuração também conhecida como a utilização de um endereço de IP estático. Situações contrárias em que o endereço de IP do computador é atribuído ao ligar o modem por exemplo, isto é conhecido como a utilização de um endereço de IP dinâmico.


Sobre Redes Privadas (Internas)

As redes privadas são comuns nos escritórios (LAN), pois não há a necessidade de que todos os computadores de uma organização possuam um IP universalmente endereçável. Os Roteadores são configurados para descartar qualquer tráfego que use um IP privado. Este isolamento garante que uma rede privada tenha uma maior segurança pois não é possível, em geral, ao mundo externo criar uma conexão direta a uma máquina que use um IP privado.
Como as conexões não podem ser feitas entre diferentes redes privadas por meio da internet, diferentes organizações podem usar a mesma faixa de IP sem que haja conflitos (ou seja, que uma comunicação chegue acidentalmente a um elemento que não deveria).

Se um dispositivo em uma rede privada deve se comunicar com outras redes, é necessário que haja um "gateway" para garantir que a rede externa seja vista com um endereço que seja "real" (ou público) de maneira que o (roteador) permita a comunicação. Normalmente este gateway será um service NAT (Network address translation) ou um Servidor (Proxy). Isto, porém, pode causar problemas se a organização tentar conectar redes que usem os mesmos endereços privados.

Patrocinadores | Parceiros

O suporte fornecido por corporações permite-nos o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e recursos para Eduardo.Inf.Br. Através dessas parcerias é possível que empreendedores e proprietários de pequenas empresas, recebam uma ampla variedade de conteúdos e ferramentas por meio de sistemas e suporte.
Agradecemos a importância ao fornecimento de serviços, e a criação dos conteúdos e aprendizagens, oferecendo aos profissionais de Informática e alunos de Tecnologia da Informação grandes oportunidades.