Celular
(51) 99111-9494
suporte@eduardo.inf.br
CREA-RS
127.483|2003-2018
Os computadores de uma mesma rede devem ter endereços compatíveis (ser de uma mesma classe e número de rede) para se comunicarem entre si. Computadores com classes ou número de rede diferentes dentro de uma mesma rede não se comunicam entre si.
Quando um computador envia um pacote com endereço de destino diferente dos endereços internos da rede na qual ele está, um roteador-padrão (ou default gateway) definido na rede encaminhada esse pacote para outras redes com endereços diferentes dos existentes no segmento. Ao enviar o pacote, o protocolo IP verifica se o endereço de destino pertence ao segmento ou não. Se não pertence ao segmento de rede, o protocolo IP verifica se existe um roteador-padrão e envia o pacote para que ele encaminhe a outras redes. Por isso devemos configurar e especificar no sistema operacional de rede dos hosts o roteador-padrão ou gateway de saída para transmissão dos pacotes a outras redes de classes e endereços diferentes.
Para várias redes se comunicarem entre si, utilizamos roteadores que encaminham os dados de uma rede para outra por meio de rotas (caminhos ou links de comunicação) utilizando os endereços IP. A função do roteador é escolher o melhor caminho para o envio dos pacotes IP (datagramas). No entanto o roteador tem a função de utilizar as tabelas de roteamento IP com os endereços das redes para encaminhar os datagramas ao destino.
Quando ocorrem problemas ao longo da transmissão, como excesso de tráfego em alguma rota, falhas físicas ou problemas no roteamento, os roteadores geram mensagens de erro ICMP. Assim temos, além do IP, mais um protocolo utilizado na rede que é o ICMP (Internet Control Message Protocol) que envia mensagens informativas de problemas que ocorrem no processo de roteamento. Quando se perde parte de um datagrama ao longo da transmissão, o ICMP devolve o que restou ao originador. O protocolo ICMP existe para suprir a falha do protocolo IP em relação à informação de falhas na transmissão. O comando ping, utilizado para verificar se um equipamento está ativo por meio do seu endereço IP, é feito pelo protocolo ICMP.
Para conexão de redes à Internet, devemos utilizar os endereços válidos na Internet, registrado pelo órgão internacional InterNIC, cuja função é controlar e evitar conflitos de endereçamento, com endereços duplicados em redes interconectadas pela Internet. O centro de controle NIC (Network Information Center) é o responsável por gerar, padronizar e delegar os endereços IP, evitando a repetição deles e garantindo a interoperabilidade na comunicação das redes.
Quando uma pessoa acessa a Internet pelo seu provedor, por linha telefônica, por exemplo, um endereço IP da rede do provedor é fornecido. O provedor possui uma faixa de endereços válidos e registrados na Internet para compartilhar com seus clientes. Neste caso, o sistema operacional do computador que está acessando o provedor deve estar configurado para obter o endereço IP de outro computador, no caso o servidor do provedor.
O suporte fornecido por corporações permite-nos o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e recursos
para Eduardo.Inf.Br. Através dessas parcerias é possível que empreendedores e proprietários
de pequenas empresas, recebam uma ampla variedade de conteúdos e ferramentas por meio de sistemas e suporte.
Agradecemos a importância ao fornecimento de serviços, e a criação dos conteúdos e aprendizagens, oferecendo aos
profissionais de Informática e alunos de Tecnologia da Informação grandes oportunidades.