• Brasil, Canoas-RS.


Em uma rede TCP/IP os dados são enviados aos computadores por meio de endereços IP, assim como uma carta é enviada ao destino pelo endereço. Na instalação do TCP/IP em uma rede, o sistema de configuração de cada computador solicita o número do endereço IP (4 bytes). Cada computador que utilize o TCP/IP tem um endereço IP único na rede, o qual é especificado pelo administrador da rede. No Windows a configuração do TCP/IP são feitas no Painel de Controle, Conexões de Rede.

O endereço IP é composto de quatro números (bytes), separados por pontos. Uma parte do endereço representa a rede (NetID) e a outra parte representa e identifica o computador ou equipamento (host) na rede. São quatro as classes que compõe os endereços IPs para referir as redes na Internet:

Classe A:
Possui um conjunto de endereços que vão desde o 1.0.0.0 até 127.0.0.0, onde o primeiro octeto (primeiros 8 bits N.H.H.H) de um endereço IP identifica a rede e os restantes 3 octetos ( 24 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

Classe B:

Possui um conjunto de endereços que vão desde o 128.0.0.0 até 191.255.0.0, onde os dois primeiros octetos (16 bits N.N.H.H) de um endereço IP identificam a rede e os restantes 2 octetos ( 16 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

Classe C:
Possui um conjunto de endereços que vão desde o 192.0.0.0 até 223.255.255.0, onde os três primeiros octetos (24 bits N.N.N.H) de um endereço IP identificam a rede e o restante octeto ( 8 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

Classe D/E:
Na classe D endereços de 224.0.0.0 até 239.255.255.255 usada para pacotes especiais para a comunicação entre os dispositivos. Enquanto que na classe E endereços de 240.0.0.0 até 255.255.255.254 está reservada para aplicações futuras ou experimentais.

NOTA: endereços Classe A permitem menos redes mas mais hosts por rede, enquanto por exemplo endereços classe C permitem mais redes mas menos endereços disponíveis por cada rede.


 Vers
 Hlen
 Type
 Total Length
 Identification
 Flags e Fragment Offset
 Time to Live
 Protocol
 Header Checksum
 Source IP Address
 Destination IP Address
 Options
 Data

Obs:
Cada pacote IP possui em seus campos de controle o endereço IP de origem e de destino do pacote. O diagrama de cabeçalho do protocolo é lido da esquerda para a direita e de cima para baixo, identificando os campos de um pacote IP. A seguir o formato do pacote IP e a definição dos seus campos de controle.

  • Vers: contém a versão do IP utilizada.
  • Hlen: tamanho do cabeçalho do pacote IP.
  • Total length: tamanho total do pacote IP.
  • Identification: número que identifica o datagrama.
  • Flags e fragment offset: indicador de fragmentação ou não da mensagem enviada.
  • Time to live: estipula o tempo máximo que um pacote tem para encontrar o seu destino na rede;
    caso não encontre, ele é descartado.
  • Protocol: especifica o protocolo do nível superior como TCP ou UDP.
  • Header checksum: faz o controle de erros apenas do header do pacote IP.
  • Source IP address: endereço IP de origem.
  • Destination IP address: endereço IP de destino.
  • Options: especifica o tipo de pacote IP (se é de dados ou controle).
  • Data: são os dados efetivamente transportados.

Patrocinadores | Parceiros

O suporte fornecido por corporações permite-nos o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e recursos para Eduardo.Inf.Br. Através dessas parcerias é possível que empreendedores e proprietários de pequenas empresas, recebam uma ampla variedade de conteúdos e ferramentas por meio de sistemas e suporte.
Agradecemos a importância ao fornecimento de serviços, e a criação dos conteúdos e aprendizagens, oferecendo aos profissionais de Informática e alunos de Tecnologia da Informação grandes oportunidades.